Espanha

Alhambra, Granada | by Toni Castillo Quero (CC BY SA)
Fuente de Cibeles | Madri Sagrada Família, Barcelona Ciudad de las Artes y las Ciencias, Valência Estrada no sul da Espanha

Conheça a Espanha

Mapa Espanha

Com uma cultura marcante e um povo extremamente receptivo, a Espanha tornou-se um destino imperdível para aqueles que pretendem visitar o Velho Continente. Seja para aqueles que buscam diversão em belas praias, praticantes de esportes de inverno, amantes da arte e da arquitetura ou simplesmente para aqueles que desejam assistir a uma bela partida de futebol, o país das touradas oferece lindas paisagens e muito entretenimento o ano inteiro!

Visite os ótimos museus, aproveite a vida noturna e não deixe de provar as deliciosas tapas e uma tradicional paella. Encante-se pelo colorido das cidades, incorpore a cultura flamenca e sinta-se em casa!

Informações Úteis

Moeda Euro

DDI +34

Idioma Oficial Espanhol

Fuso Horário O território continental e as Ilhas Baleares são UTC+1 e as Ilhas Canárias são UTC+0. É adepta do horário de verão.

Visto não é necessário visto para brasileiros que pretendem permanecer na Espanha por até 90 dias.

Vacinas Obrigatórias nenhuma

Documentos Obrigatórios

  • Passaporte com validade superior a 6 meses
  • Seguro obrigatório Schengen para viagens à Europa

Voltagem 230V, plug tipo C & F

Feriados

  • 1o de janeiro Ano Novo
  • 6 de janeiro Epifania / Reis Magos
  • Sexta-feira Santa
  • Domingo de Páscoa
  • 1o de maio Dia do Trabalhor
  • 15 de agosto Festa da Assunção
  • 12 de outubro Dia Nacional da Espanha
  • 1o de novembro Festa de Todos os Santos
  • 6 de dezembro Dia da Constituição Espanhola
  • 8 de dezembro Imaculada Conceição
  • 25 de dezembro Natal

O que visitar na Espanha


3. Sevilha

A capital da Andaluzia conserva intacta a sua história e oferece a seus visitantes um mergulho nas origens da região.

Sevilha | by Francisco Javier Toledo Ravelo (CC BY SA)

4. Valência

O antigo e o contemporâneo convivem lado a lado em Valência. O complexo Cidade das Artes e das Ciências é um moderno paraíso arquitetônico e cultural.

Valência | by Filippo Diotalevi (CC BY)

5. Maiorca

A maior das Ilhas Baleares é um dos principais destinos de verão da Espanha, e proporciona entretenimento e belas praias a seus visitantes.

Maiorca | by Franz59 (CC BY SA)

6. Toledo

Conservada dentre suas muralhas, a charmosa cidade medieval é um museu a céu aberto.

Toledo | by Ferran Moya (CC BY SA)

7. Granada

Construído para segurança do rei mouro, o castelo Alhambra é a principal atração da cidade, e impressiona pela sua grandiosidade e beleza em todos os detalhes.

Alhambra, Granada | by Bert Kaufmann (CC BY)

8. Salamanca

Rica em monumentos históricos, Salamanca preserva construções da época de seu esplendor.

Salamanca | by Manuel Martín Vicente (CC BY)

9. Ibiza

Famosa por suas praias e baladas, Ibiza lota durante o verão de visitantes que chegam em busca de sol, música e diversão.

Ibiza | by Philip Larson (CC BY SA)

10. Marbella

Situada na Costa do Sol, Marbella é local de férias escolhido pelos ricos e famosos. As ruas são praticamente um desfile de moda e o luxo está presente em todos os lugares.

Marbella | by Tomás Fano (CC BY)
Verão em Formentera Outono em Madri Inverno em Sierra Nevada Primavera em Barcelona

Quando ir à Espanha

A Espanha é um destino que vale a pena visitar em qualquer época do ano. Durante o inverno, ela entra no roteiro dos turistas que procuram fugir do frio dos demais países europeus. A parte sul do país possui um inverno bastante ameno e, embora obviamente não se possa ir à praia, é possível passear pelos pontos turísticos sem precisar de pesados casacos. A partir de fevereiro já se pode, inclusive, dispensar a manga comprida durante o dia em determinadas cidades da Andaluzia. O centro do país, no entanto, pode apresentar temperaturas bastante baixas, podendo nevar em algumas cidades e, principalmente, nas regiões das montanhas. O norte da Espanha apresenta um inverno bastante chuvoso e, por isso, um pouco mais ameno do que a região central.

O verão é a época escolhida pela maioria dos cidadãos de outros países europeus para visitar seu vizinho hispânico. Assim como milhares de visitantes de diversos países do mundo, eles aproveitam o verão para desfrutar das belíssimas praias das ilhas Baleares, Canárias, dentre outras. Maio, junho e setembro são os meses indicados para quem quer aproveitar o sol na região, sem precisar dividir seu espaço com uma infindável multidão, presente nos meses de julho e agosto.




Como chegar à Espanha

 Do Brasil - sem escala

Existem 6 companhias aéreas que fazem voos diretos do Brasil à Espanha. São elas: Iberia, TAM, Singapore Airlines, Air China e Air Europa. As rotas são as seguintes:

  • São Paulo a Barcelona: Singapore Airlines
  • São Paulo a Madri: Iberia, TAM, Air China
  • Rio de Janeiro a Madri: Iberia
  • Salvador a Madri: Air Europa

 Do Brasil - com escala

Há inúmeras opções de voos com uma escala de outras companhias europeias, como a TAP, que faz escala em Lisboa, a Air France, com escala em Paris, além de muitas outras. Vale lembrar que a TAP possui voos diretos a Lisboa também de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, sendo uma ótima opção para quem quer chegar à Europa sem ter que passar pelas tumultuadas escalas em São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, de Recife ou Salvador é possível chegar sem escalas a Frankfurt pela Condor, e de lá pegar um voo com destino a alguma cidade espanhola.

 Da Europa

Para quem já se encontra na Europa, as companhias aéreas low-cost são uma ótima opção. A RyanAir, a Easyjet e a Vueling (companhia aérea espanhola) são algumas das opções e voam para diversas cidades espanholas de inúmeras localidades. Existe também a possibilidade de se chegar às principais cidades espanholas por trem ou ônibus, vindo dos seus países vizinhos, França e Portugal.


Como se locomover na Espanha

 Carro

A Espanha é um país grande para os padrões europeus e, portanto, as distâncias entre suas principais cidades não são curtas. Para quem deseja fazer uma viagem longa, alugar um carro é uma ótima escolha, pois, além da comodidade, é possível observar lindas paisagens e passear por estradas muito agradáveis.

 Avião

Se o tempo é curto, os trens e as companhias aéreas são a melhor opção. Obviamente o tempo de locomoção via aéreo é mais curto, no entanto é preciso atentar para as localizações dos aeroportos, o que muitas vezes faz com a viagem de avião seja mais custosa, mesmo utilizando as companhias aéreas low-cost.

 Trem

A Renfe é a companhia ferroviária local, que oferece inúmeras opções de trajetos em trens noturnos ou diurnos com muita comodidade. Na alta temporada, os trens para os destinos mais tradicionais costumam lotar, portanto é necessário comprar passagem com certa antecedência. Existe a opção de comprar o Spain Pass (pela RailEurope ou pela Renfe) que permite realizar um determinado número de viagens dentro de certo período de tempo. Os passes de trem são muito valiosos para quem está fazendo uma grande viagem pela Europa, contudo, se o plano é ficar apenas na Espanha, vale a pena se programar e planejar o número de viagens com antecedência para avaliar se o passe trará alguma economia. Além disso, vale lembrar que a maioria dos trens de alta velocidade, panorâmicos e noturnos exigem reserva obrigatória, que não está inclusa no preço do passe.

 Ônibus

Viajar de ônibus pela Europa não é algo muito difundido entre os brasileiros, mas pode ser uma boa opção para que tem uma verba restrita. A viagem é mais longa que os trens e muitas vezes menos confortável, mas o preço é menor. Pode-se comprar passagens de ônibus pela Eurolines, que atende toda a Europa, ou diretamente pela empresa de transporte espanhola Alsa. Os ônibus são pontuais e as viagens podem ser diurnas ou noturnas.