França

Castelo de Chambord | by blieusong (CC BY SA)
Arco do Triunfo Paris Mont Saint-Michel Côte d'Azur Champagne-Ardenne

Conheça a França

Mapa Espanha

A França é um país com classe, que seduz os viajantes com sua arte, cultura e arquitetura. Lindos castelos nos fazem mergulhar na vida da antiga nobreza e seus museus nos fazem entender a história como nenhum outro. A gastronomia é uma atração por si só e faz parte da “arte de viver” francesa. O glamour está em toda parte, desde as boutiques de Paris às praias da Côte D’Azur. E há de tudo um pouco. Cidades prósperas, vilas históricas e paisagens deslumbrantes, com praias, montanhas e campos. É impossível não se impressionar!

Informações Úteis

Moeda Euro

DDI +33

Idioma Oficial Francês

Fuso Horário UTC+1 (é adepta do horário de verão)

Visto não é necessário visto para brasileiros que pretendem permanecer na França por até 90 dias.

Vacinas Obrigatórias nenhuma

Documentos Obrigatórios

  • Passaporte com validade superior a 6 meses
  • Seguro obrigatório Schengen para viagens à Europa

Voltagem 230V, plug tipo C & F

Feriados

  • 1o de janeiro Ano Novo
  • segunda-feira de Páscoa
  • 3a segunda-feira de fevereiro Dia do Presidente
  • 1o de maio Dia do Trabalho
  • 8 de maio Dia de Vitória (1945)
  • quinta-feira de Ascensão
  • segunda-feira de Pentecostes
  • 14 de julho Dia da Bastilha
  • 15 de agosto Dia da Assunção
  • 1o de novembro Dia de Todos os Santos
  • 11 de novembro Dia do Armistício de 1918
  • 25 de dezembro Natal

O que visitar na França


2. Côte d'Azur

Localizada na costa do Mediterrâneo, a elegante região lota no verão de visitantes em busca de águas azul-turquesa e paisagens exuberantes.

Marselha, Côte d'Azur | by Charlotte Ségurel (CC BY NC)

3. Vale do Loire

Conhecida como o “jardim da França“, a região é repleta de castelos impressionantes, e as paisagens são espetaculares.

Castelo de Sully | by aeshnaton (CC BY NC)

4. Bordeaux

Destino ideal para amantes de vinho, a cidade é vibrante e repleta de jovens, além de ter uma herança histórica fascinante.

Bordeaux | by Jonathan (CC BY NC SA)

5. Estrasburgo

Localizada na fronteira com a Alemanha, a charmosa cidade tem traços das culturas francesa e alemã e a mistura forma um local encantador.

Maiorca | by Alexandre Prévot (CC BY SA)

6. Mont Saint-Michel

Localizada no noroeste da França, a ilha tem um impressionante mosteiro gótico encravado nas rochas.

Mont Saint-Michel | by steve.grosbois (CC BY)

7. Carcassone

Conservada dentre suas muralhas, a charmosa cidade medieval é um museu a céu aberto.

Carcassone | by Franck Brémeault (CC BY NC)

8. Gorges du Verdon

Aos pés do impressionante cânion corre um rio azul-turquesa que forma com as rochas um cenário deslumbrante.

Gorges du Verdon | by Miguel Virkkunen Carvalho (CC BY)

9. Annecy

Cidade histórica encantadora, Annecy fica aos pés dos Alpes Franceses e é parada obrigatória para quem visita a região.

Annecy | by Guilhem Vellut (CC BY)

10. Córsega

Localizada no Mediterrâneo, a ilha tem paisagens lindas e praias de águas claras.

Córsega | by Steffen Ramsaier (CC BY NC SA)
Verão na Côte d'Azur Outono em Bordeaux Inverno em Chamonix Primavera no Vale do Loire

Quando ir à França

A França tem opções de destinos para qualquer época do ano. No verão, as praias da Côte d’Azur lotam e o glamour está em toda a parte. O melhor período para conhecer as vinícolas da região de Bordeaux ou de Champagne-Ardenne é entre o verão e o outono. O inverno é ideal para quem quer praticar esportes de neve nos Alpes Franceses. A primavera é ótima para visitar o Vale do Loire, pois é quando os campos estão floridos. Já Paris é uma cidade para se conhecer em qualquer período do ano. Em cada estação ela oferece uma experiência diferente, mas sempre inesquecível.











Como chegar à França

 Do Brasil - sem escala

A Tam e a Air France fazem voos diretos do Brasil à França. As rotas são as seguintes:

  • São Paulo a Paris: Air France, TAM
  • Rio de Janeiro a Paris: Air France
  • Brasília a Paris: Air France

 Do Brasil - com escala

Há inúmeras opções de voos com uma escala de outras companhias europeias, como a TAP, que faz escala em Lisboa, a Iberia, com escala em Madri, além de muitas outras. Vale lembrar que a TAP possui voos diretos a Lisboa também de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, sendo uma ótima opção para quem quer chegar à Europa sem ter que passar pelas tumultuadas escalas em São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, de Recife ou Salvador é possível chegar sem escalas a Frankfurt pela Condor, e de lá pegar um voo com destino a alguma cidade francesa.

 Da Europa

Para quem já se encontra na Europa, as companhias aéreas low-cost são uma ótima opção. A RyanAir, a Easyjet e a Transavia (companhia aérea francesa) são algumas das opções e voam para diversas cidades francesas de inúmeras localidades. Existe também a possibilidade de se chegar às principais cidades francesas por trem ou ônibus, vindo dos seus países vizinhos, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália. Da Inglaterra, é possível chegar à França através do Eurostar, trem de alta velocidade que atravessa o Canal da Mancha.


Como se locomover na França

 Carro

A França é um país grande para os padrões europeus e, portanto, as distâncias entre suas principais cidades não são curtas. Para quem deseja fazer uma viagem longa, alugar um carro é uma ótima escolha, pois, além da comodidade, é possível observar lindas paisagens e passear por estradas muito agradáveis.

 Avião

Se o tempo é curto, os trens e as companhias aéreas são a melhor opção. Obviamente o tempo de locomoção via aéreo é mais curto, no entanto é preciso atentar para as localizações dos aeroportos, o que muitas vezes faz com a viagem de avião seja mais custosa, mesmo utilizando as companhias aéreas low-cost.

 Trem

A SCNF é a companhia ferroviária local, que oferece inúmeras opções de trajetos em trens noturnos ou diurnos com muita comodidade. Na alta temporada, os trens para os destinos mais tradicionais costumam lotar, portanto é necessário comprar passagem com certa antecedência. Existe a opção de comprar o France Rail Pass (pela RailEurope) que permite realizar um determinado número de viagens dentro de certo período de tempo. Os passes de trem são muito valiosos para quem está fazendo uma grande viagem pela Europa, contudo, se o plano é ficar apenas na França, vale a pena se programar e planejar o número de viagens com antecedência para avaliar se o passe trará alguma economia. Além disso, vale lembrar que a maioria dos trens de alta velocidade, panorâmicos e noturnos exigem reserva obrigatória, que não está inclusa no preço do passe.

 Ônibus

Viajar de ônibus pela Europa não é algo muito difundido entre os brasileiros, mas pode ser uma boa opção para que tem uma verba restrita. A viagem é mais longa que os trens e muitas vezes menos confortável, mas o preço é menor. Pode-se comprar passagens de ônibus pela Eurolines ou IDBus, que atendem toda a Europa. Os ônibus são pontuais e as viagens podem ser diurnas ou noturnas.