Paris

Paris | by malias (CC BY)
Torre Eiffel Paris Museu do Louvre Paris Basílica de Sacré-Couer Paris Conciergerie Paris

Conheça Paris


Entendendo Paris

Distritos de Paris
Os arrondissements de Paris

Paris é dividida em 20 distritos numerados – os arrondissements. O 1er arrondissement é o centro da cidade e a ordem dos números dos distritos segue o sentido horário de uma espiral. Assim, quanto menor o número, mais central é o distrito. Para os turistas, os melhores distritos para se hospedar são os de número 1 a 8, além da parte sul do distrito 9 e da parte norte do distrito 16. Estas são as regiões mais bonitas e convenientes para os visitantes, já que concentram a maior parte dos pontos turísticos da cidade.

Pelo código postal dos estabelecimentos é possível identificar os arrondissements em que estão localizados. O 1er arrondissement tem código postal 75001, o 2e arrondissement tem código postal 75002 e assim por diante.

O Rio Sena cruza a cidade de leste a oeste e os parisienses costumam orientar-se de acordo com a margem do rio. A porção norte de cidade é chamada de margem direita (Rive Droite) e a porção sul de margem esquerda (Rive Gauche). Existem duas ilhas naturais no Rio Sena dentro da cidade de Paris – a Île de la Cité, onde está localizada a Catedral de Notre-Dame, e a Île Saint-Louis.

Além dos distritos, Paris também é subdividida em bairros, que às vezes ocupam partes de mais de um distrito. Os bairros mais populares de Paris são:

Bairros de Paris
Os bairros de Paris

Les Halles

Les Halles fica na região nordeste do 1er arrondissement e foi o mais importante mercado público da cidade por oito séculos. O mercado não existe mais, mas a região permanece com o seu nome. Hoje em dia a região abriga uma das estações de metrô mais movimentadas da cidade – a Châtelet - além de diversos cafés, restaurantes e um shopping subterrâneo, Le Forum des Halles. À noite é preciso ter um pouco de cautela, pois o movimento diminui, mas não pode ser considerado um lugar perigoso.

Louvre - Tuileries

O bairro é luxuoso e elegante. Lá encontram-se diversos museus, entre eles o ícone de Paris, o Museu do Louvre. Ali também está o Jardin des Tuileries (Jardim das Tulherias), um dos mais belos parques da cidade, além de contar com lojas sofisticadas e algumas opções de alimentação.

Opéra - Grands Boulevards

O bairro ocupa parte do 2e e do 9e arrondissements. É lá que fica a Paris dos filmes, com pessoas elegantes passeando por largas avenidas repletas de cafés, clubes e teatros. E, apesar dos vendedores ambulantes e das redes de fast-food, a região não perdeu o requinte. A arquitetura impressionante do Palais Garnier, a antiga casa de ópera de Paris, contribui para a imponência do bairro. É uma zona intensa em comércio, com duas grandes lojas de departamento, a Printemps e a luxuosa Galeries Lafayette.

Le Marais

Antigo reduto dos judeus, o bairro também tem laços históricos com a aristocracia francesa e seus imponentes edifícios se transformaram em hotéis boutique, galerias de arte e pequenos museus. Está localizado no 3e e no 4e arrondissements, sendo que a seção localizada no 3e arrondissement é chamada de Alto Marais. Hoje em dia é o cenário gay de Paris e suas ruas estreitas, cafés e lojas de moda fazem do bairro um dos mais charmosos da cidade. O principal ponto turístico do local é a Place des Vosges, a mais antiga (e provavelmente a mais bela) praça da cidade. A noite é agitada e é uma das atrações deste bairro jovem e descontraído.

Quartier Latin

Localizado no 5e arrondissement, o Quartier Latin é repleto de universitários. É onde fica a Sorbonne, uma das mais tradicionais universidades europeias, e o Panthéon, imponente monumento da cidade. O bairro é cult, jovem e descolado, com diversos cafés, livrarias e bares, além de uma vida noturna agitada. Adjacente ao bairro fica o Jardin du Luxembourg, um dos mais belos parques de Paris.

Saint-Germain-des-Prés

O bairro fica no 6e arrondissement, um distrito nobre, caro e elitista de Paris. É um bairro elegante e intelectual, um local para ver e ser visto. Livrarias, restaurantes, lojas de grife e alta costura dividem espaço e seus cafés, que antes foram utilizados por pensadores e filósofos existencialistas, contribuem para a atmosfera agradável e requintada.

Tour Eiffel - Invalides

Situada no 7e arrondissement, a região é uma das mais sofisticadas da cidade, lar do mais famoso símbolo de Paris – a Torre Eiffel. Também nessa área fica o Hôtel des Invalides, antigo hospital dos veteranos de guerra e museu dedicado à história militar da França, onde está localizado o túmulo de Napoleão Bonaparte. Apesar da multidão de turistas que passeiam por lá diariamente, a região tem um toque bastante intimista, sendo residência da burguesia francesa.

Champs-Elysées

Localizada no 8e arrondissement, a Champs-Elysées é a mais famosa avenida da cidade e a região é repleta de luxo e glamour. Lojas de grife e alta costura fazem da avenida o centro fashion de Paris e misturam-se aos artistas de rua e vendedores ambulantes que tentam chamar a atenção da multidão que passa por ali diariamente. Ao final da avenida encontra-se o Arco do Triunfo, importante monumento de Paris localizado no centro da Place Charles de Gaulle, que marca a interseção de 12 avenidas da cidade.

Pigalle

Pigalle fica localizado no 9e arrondissement, aos pés do bairro Montmartre e é conhecido pelos seus sex shops e casas de shows eróticos e prostituição. O famoso cabaré Moulin Rouge fica na divisa de Pigalle com Montmartre. De dia o bairro é pacato e de noite toma vida, as fachadas iluminam-se nos tons de vermelho e roxo e a boemia toma conta. O bairro não é perigoso, mas a presença de bêbados e arruaceiros pode assustar.

Bastille

Localizado no 11e e no 12e arrondissements, o bairro está revigorado e descolado, com muitos bares, cafés e discotecas. Os destaques da região são o moderno edifício da nova sede da Ópera Nacional de Paris, a Opéra Bastille, e a Place de la Bastille, marco histórico da cidade.

Montparnasse

Localizado no 14e arrondissement e antigo lar de artistas e pensadores, Montparnasse ainda preserva muitos dos seus cafés que serviam de ponto de encontro para filósofos, pintores e escritores. No entanto, hoje em dia a vida no bairro é tranquila, bem diferente do seu passado sedutor, sendo ponto de muitos escritórios. À noite o bairro ganha certo movimento, pois lá estão localizados alguns dos melhores restaurantes de Paris.

Montmartre

Inegavelmente um dos bairros mais charmosos e encantadores de Paris, Montmartre fica em uma colina um pouco distante do centro da cidade, no 18e arrondissement. Suas ruas estreitas e sinuosas são cheias de cafés, lojas de souvenirs, artistas de rua e pintores. No topo da colina, que é o ponto mais alto de Paris, encontra-se a majestosa igreja Sacré-Couer, e de lá tem-se uma vista maravilhosa da cidade. À noite a região é agitada e boêmia, com bares, pubs e cabarés – o Moulin Rouge fica na divisa de Montmartre com Pigalle.

La Villette

O bairro oferece uma perspectiva diferente de Paris, com construções modernas, shows a céu aberto e muito verde. Localizado no 19e arrondissement, o bairro fica afastado da cena turística de Paris, mas é facilmente acessado através da rede de metrô. O Parc de la Villette, que ocupa grande parte do bairro, é uma das maiores áreas verdes de Paris e onde fica situado o maior museu de ciências da Europa, o Cité des Sciences et de l’Industrie.

Belleville

Belleville já foi muito desprezado por ser moradia de imigrantes, principalmente chineses e africanos. Hoje em dia, entretanto, o bairro localizado no 20e arrondissement vem aparecendo cada vez mais no cenário parisiense devido ao seu charme singular, proveniente do misto de culturas que só se encontra ali. Belleville abraça a arte urbana, e os muros pintados fazem do bairro uma galeria de arte a céu aberto. O local é mais afastado dos pontos turísticos e não cultua o glamour da Paris tradicional, por isso é possível encontrar opções de hospedagem a alimentação a preços mais baixos.


Quando ir a Paris

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Paris é um destino para se visitar o ano inteiro e cada estação oferece ao visitante uma experiência completamente diferente. No inverno, de dezembro a fevereiro, as temperaturas são baixas, mas não são frequentemente negativas. No entanto, os dias são curtos e frequentemente nublados. Quem não se incomoda com o frio pode encantar-se com as luzes do período festivo ou aproveitar a queda no preço das diárias dos hotéis em janeiro e fevereiro. No verão, de junho a agosto, os turistas tomam conta da cidade, pois os parisienses entram em férias e saem da cidade, principalmente nos meses de julho e agosto. É alta temporada e os preços das hospedagens sobem, especialmente em torno do dia 14 de julho, quando há a famosa e espetacular queima de fogos em comemoração à queda da Bastilha. A vida noturna torna-se ainda mais intensa, os pontos turísticos lotam e para quem se incomoda com multidões não é o período ideal para visitar a cidade. Além disso, as chuvas de verão são frequentes e muitos restaurantes fecham no mês de agosto. Na primavera, de março a maio, as flores começam a nascer e trazem cores à cidade, e Paris fica ainda mais charmosa. No outono, de setembro a novembro, a temperatura é agradável e os preços das hospedagens são bastante razoáveis, principalmente nos meses de outubro e novembro.




Como chegar em Paris

Do Brasil (sem escala)

Existem voos diretos a Paris de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

  • De São Paulo: TAM, AirFrance
  • Do Rio de Janeiro: AirFrance
  • De Brasília: AirFrance

Do Brasil (com escala)

Há inúmeras opções de voos com uma escala de outras companhias europeias, como a TAP, que faz escala em Lisboa, a Iberia, com escala em Madri, além de muitas outras. Vale lembrar que a TAP possui voos diretos a Lisboa também de Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília, sendo uma ótima opção para quem quer chegar à Europa sem ter que passar pelas tumultuadas escalas em São Paulo ou Rio de Janeiro. Além disso, de Recife ou Salvador é possível chegar sem escalas a Frankfurt pela Condor, e de lá pegar um voo com destino a Paris.

Da Europa

Para quem já se encontra na Europa, as companhias aéreas low-cost são uma ótima opção. Easyjet, Vueling e Transavia são algumas das opções e voam para Paris de inúmeras localidades. Existe também a possibilidade de se chegar a Paris por trem ou ônibus, vindo dos países vizinhos, Espanha, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália.

Como chegar ou sair do aeroporto

Existem dois aeroportos principais que servem a cidade de Paris: Charles de Gaulle (CDG) e Orly (ORY). Além deles, existe também um aeroporto em Beauvais (BVA), que fica mais afastado e é utilizado por algumas companhias low-cost – dentre elas a RyanAir. O maior e mais movimentado deles é o CDG, também conhecido como Roissy, que fica a um pouco menos de 30km do centro de Paris e é onde chega a maioria dos voos de outros continentes. O aeroporto de Orly é o mais próximo de Paris, a 16km do centro, e o aeroporto de Beauvais fica bem mais longe, a 85km do centro de Paris. Os voos diretos do Brasil chegam no CDG.

Para mais informações sobre transporte em Paris, visite a página Como se locomover em Paris.

Trem

O trem RER B conecta Paris ao aeroporto Charles de Gaulle e é a maneira mais rápida de chegar ao centro da cidade. Os trens funcionam das 5h à 1h e saem a cada 10-15 minutos. O tempo de viagem fica entre 25 e 35 minutos, dependendo da estação final. Há duas paradas no aeroporto, mas dependendo do local de chegada do voo, deve-se pegar um trem gratuito que conecta os terminais, chamado CDGVAL. Está tudo muito bem explicado nas placas. O bilhete até a zona 1 (centro de Paris) custa 9,75€ e pode ser comprado nas máquinas de vendas da estação. Em Paris, o trem para nas seguintes estações: Gare du Nord, Châtelet-Les Halles, Saint-Michel-Notre-Dame, Luxembourg, Port-Royal, Denfert-Rochereau e Cité Universitaire. O trajeto do trem pode ser conferido aqui. Pode-se fazer baldeações nas estações e pegar outras linhas de metrô, se necessário.

Mapa do metrô de Paris

Ônibus

Ônibus express

O RoissyBus é o ônibus executivo que conecta o CDG a Paris. O ônibus passa por todos os terminais (com exceção do 2G, que está conectado ao 2E e 2F por um shuttle gratuito – Navette linha N2) e tem como único destino a Opéra Garnier. O trajeto leva em torno de 1 hora e os ônibus saem a cada 15-20 minutos. O serviço funciona das 5h45 às 23h e o bilhete custa 10,50€. Pode-se comprar o bilhete diretamente com o motorista do ônibus ou através das máquinas de vendas espalhadas nos terminais.

Ônibus urbano

Existem duas linhas de ônibus convencionais que conectam o CDG a Paris durante o dia. A linha 350 Vai até a Gare de l’Est e a linha 351 vai até a Place de la Nation. O preço do bilhete é 6€ se comprado a bordo, ou 3 tickets t+, que dá um total de 5,10€. A linha 350 funciona das 6h às 22h30 e a 351 das 7h às 21h40. O tempo de viagem é longo devido às diversas paradas. À noite, duas outras linhas de ônibus – a N140 e a N143 - fazem o trajeto CDG-Gare de l’Est do período da 1h às 4h30. O preço do bilhete é o mesmo.

Ônibus da AirFrance

Os ônibus da AirFrance podem ser utilizados por todos, independentemente da companhia aérea utilizada para chegar em Paris. Há três linhas que saem do CDG – as linhas 2, 3 e 4. A linha 2 vai até o Arco do Triunfo e a linha 4 chega à Gare Montparnasse com parada na Gare de Lyon. Já a linha 3 conecta o CDG ao aeroporto de Orly, sem paradas em Paris. O bilhete custa 17€ para a linha 2, 17,50€ para a linha 4 e 21€ para a linha 3, todos com descontos para crianças, grupos e menores de 25 anos. O ticket pode ser comprado a bordo do ônibus e o tempo de viagem é de, aproximadamente, 1 hora para Paris.

Shuttle

Existe a opção de utilizar o serviço de shuttle compartilhado ou privativo do aeroporto ao seu hotel. Os preços variam de acordo com o serviço e o número de pessoas mas, em geral, as companhias cobram entre 17€ e 28€ por pessoa. O tempo de viagem costuma ser mais de 1 hora, pois a van deixa (ou busca) passageiros em vários hotéis.

Compre aqui o seu shuttle

Táxi

Há táxis nas saídas de todos os terminais. As zonas de táxis estão muito bem sinalizadas por placas espalhadas pelo aeroporto. O tempo de viagem dura, aproximadamente, entre 45 minutos e 1 hora, mas dependendo do trânsito pode ser maior. A corrida geralmente custa entre 50€-70€, sendo que a tarifa é mais alta das 17h-10h e nos domingos e feriados. Há uma tarifa suplementar de 1€ por mala com mais de 5kg e 3€ pelo 4o passageiro. A gorjeta não é obrigatória, mas é costume local deixar 10% do valor da corrida para o motorista se o serviço for satisfatório.

Carro

Definitivamente não é recomendável estar de carro em Paris. É muito difícil (e caro) encontrar vagas de estacionamento e os congestionamentos são recorrentes. Quem deseja utilizar o carro para conhecer outras cidades, recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída de Paris. Há diversas companhias de aluguel de carros na cidade e nos aeroportos. O CDG tem guichês da Avis, Budget, Dollar, Enterprise, Europcar, Hertz, National, Sixt, entre outras. É importante lembrar que a França exige tradução juramentada da carteira de habilitação para o francês.

Trem

É possível chegar ao centro da cidade de Paris utilizando a linha de trem RER B. A estação do RER (Antony) não fica dentro do aeroporto e para acessá-la deve-se pegar o Orlyval, um trem automático cujo trajeto até a estação leva cerca de 8 minutos. O tempo de viagem total é de, aproximadamente, 30 minutos, dependendo da estação final. O bilhete Orlyval + RER B custa 11,65€, havendo desconto para crianças. Em Paris, o trem RER B para nas seguintes estações: Gare du Nord, Châtelet-Les Halles, Saint-Michel-Notre-Dame, Luxembourg, Port-Royal, Denfert-Rochereau e Cité Universitaire. O trajeto do trem pode ser conferido aqui. Pode-se fazer baldeações nas estações e pegar outras linhas de metrô, se necessário.

Também é possível pegar o ônibus Paris by Train, que leva até a estação Pont de Rungis e de lá pegar um trem RER C1, cujo trajeto pode ser conferido aqui. A tarifa total (ônibus + RER) é de 6,50€ e o tempo de viagem é de, aproximadamente, 35 minutos.

Mapa do metrô de Paris

Ônibus

Ônibus express

O OrlyBus é o ônibus executivo que conecta o aeroporto de Orly a Paris. O ônibus passa pelos 2 terminais (Sud e Ouest) terminais e tem como único destino a estação Denfert-Rochereau. O trajeto leva em torno de 30 minutos e o bilhete custa 7,50€. Pode-se comprar o bilhete diretamente com o motorista do ônibus ou através das máquinas de vendas espalhadas no aeroporto.

Ônibus urbano

A linha 183 de ônibus conecta o aeroporto de Orly a Paris durante o dia. A linha vai até Porte de Choisy e o preço do bilhete é 6€ se comprado a bordo, ou 3 tickets t+, que dá um total de 5,10€. Funciona das 6h às 21h40 e o tempo de viagem é de 30 a 40 minutos. À noite, duas outras linhas de ônibus – a N31 e a N131 - fazem o trajeto CDG-Gare de Lyon do período da 0h30 às 5h30. A último é expressa, com apenas 7 paradas. O preço do bilhete é o mesmo.

Ônibus da AirFrance

Os ônibus da AirFrance podem ser utilizados por todos, independentemente da companhia aérea utilizada para chegar em Paris. Há duas linhas que saem de Orly – a linha 1 e a 3. A linha 1 vai até o Arco do Triunfo, com paradas pela Gare Montparnasse e por Invalides, e a linha 3 vai direto para o aeroporto Charles de Gaulle. O bilhete custa 12,50€ para a linha 1 e 21€ para a linha 3, com descontos para crianças, grupos e menores de 25 anos. O ticket pode ser comprado a bordo do ônibus e o tempo de viagem é de, aproximadamente, 30 minutos.

Shuttle

Existe a opção de utilizar o serviço de shuttle compartilhado ou privativo do aeroporto ao seu hotel. Os preços variam de acordo com o serviço e o número de pessoas mas, em geral, as companhias cobram entre 17€ e 25€ por pessoa. O tempo de viagem costuma ser mais de 1 hora, pois a van deixa (ou busca) passageiros em vários hotéis.

Compre aqui o seu shuttle

Táxi

Há táxis nas saídas dos dois terminais. A zonas de táxis estão muito bem sinalizadas por placas espalhadas pelo aeroporto. O tempo de viagem dura, aproximadamente, entre 30 e 50 minutos, mas dependendo do trânsito pode ser maior. Evite pegar táxi na hora do rush, pois o tempo de viagem aumenta consideravelmente, bem como a tarifa. A corrida geralmente custa entre 40€-55€, sendo que a tarifa é mais alta entre 17h-10h e nos domingos e feriados. Há uma tarifa suplementar de 1€ por mala com mais de 5kg e 3€ pelo 4o passageiro. A gorjeta não é obrigatória, mas é costume local deixar 10% do valor da corrida para o motorista se o serviço for satisfatório.

Carro

Definitivamente não é recomendável estar de carro em Paris. É muito difícil (e caro) encontrar vagas de estacionamento e os congestionamentos são recorrentes. Quem deseja utilizar o carro para conhecer outras cidades, recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída de Paris. Há diversas companhias de aluguel de carros na cidade e nos aeroportos. O Orly tem guichês da Avis, Budget, Dollar, Enterprise, Europcar, Hertz, National, Sixt, entre outras. É importante lembrar que a França exige tradução juramentada da carteira de habilitação para o francês.

Trem

Não existe estação de trem no aeroporto, mas é possível pegar um shuttle ou táxi até a estação SCNF da cidade de Beauvais e de lá pegar o TER, que vai até a Gare du Nord. O trajeto total custa 16€ (4€ do shuttle e 12€ do trem) e a viagem dura 1h30.

Ônibus

Existe um ônibus expresso que faz o trajeto do Aeroporto de Beauvais a Porte Maillot, em Paris, sem paradas. O tempo de viagem é de, aproximadamente 1h15 e o valor do bilhete é 16€. Mais informações neste site.

Shuttle

Existe a opção de utilizar o serviço de shuttle compartilhado ou privativo do aeroporto ao seu hotel. Os preços variam de acordo com o serviço e o número de pessoas mas, em geral, as companhias cobram entre 35€ e 45€ por pessoa. O tempo de viagem costuma ser mais de 1h30, pois a van deixa (ou busca) passageiros em vários hotéis. Uma companhia confiável é a SuperShuttle.

Táxi

Há táxis nas saídas dos terminais. A zonas de táxis estão muito bem sinalizadas por placas espalhadas pelo aeroporto. O tempo de viagem dura, aproximadamente, entre 1h e 1h30, mas dependendo do trânsito pode ser maior. A corrida geralmente custa entre 100€-120€, sendo que a tarifa é mais alta entre 17h-10h e nos domingos e feriados. Há uma tarifa suplementar de 1€ por mala com mais de 5kg e 3€ pelo 4o passageiro. A gorjeta não é obrigatória, mas é costume local deixar 10% do valor da corrida para o motorista se o serviço for satisfatório.

Carro

Definitivamente não é recomendável estar de carro em Paris. É muito difícil (e caro) encontrar vagas de estacionamento e os congestionamentos são recorrentes. Quem deseja utilizar o carro para conhecer outras cidades, recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída de Paris. Há diversas companhias de aluguel de carros na cidade e nos aeroportos. O aeroporto de Beauvais tem guichês da Avis, Budget, Europcar, Hertz, National, Sixt, entre outras. É importante lembrar que a França exige tradução juramentada da carteira de habilitação para o francês.


Informações Úteis

Moeda Euro

DDI +33

DDD 1

Idioma Oficial Francês

Fuso Horário UTC+1 (existe horário de verão)

Visto não é necessário visto para brasileiros que pretendem permanecer na França por até 3 meses

Vacinas Obrigatórias nenhuma

Documentos Obrigatórios

  • Passaporte com validade superior a 6 meses
  • Seguro obrigatório Schengen para viagens à Europa

Voltagem 230V, plug tipo C & F

Feriados

  • 1o de janeiro Ano Novo
  • segunda-feira de Páscoa
  • 3a segunda-feira de fevereiro Dia do Presidente
  • 1o de maio Dia do Trabalho
  • 8 de maio Dia de Vitória (1945)
  • quinta-feira de Ascensão
  • segunda-feira de Pentecostes
  • 14 de julho Dia da Bastilha
  • 15 de agosto Dia da Assunção
  • 1o de novembro Dia de Todos os Santos
  • 11 de novembro Dia do Armistício de 1918
  • 25 de dezembro Natal

Como se locomover em Paris

Paris não é uma cidade muito extensa e é possível percorrer grande parte das regiões turísticas a pé (quando não está muito frio, claro!). O ambiente é agradável e não há melhor maneira de se conhecer a cidade. Para distâncias maiores, a rede de transporte público de Paris é completa e é muito fácil de se chegar em qualquer lugar.

A principal empresa de transporte público de Paris é RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens), que é responsável por toda rede de metrô, ônibus, tramway e as linhas de trem RER A e B. Há também a companhia SCNF, empresa de transporte estadual responsável pelas linhas de trem RER C, D e E e Transilien. Para ver um mapa interativo com as opções de transporte, clique aqui.

O bilhete t+ custa 1,70€ e permite o uso de metrô, ônibus, tramway e RER dentro de Paris. Pode-se fazer as seguintes conexões utilizando-se o mesmo bilhete dentro de um período de 90 minutos: metrô/metrô, metrô/RER (mas não RER/metrô), RER/RER, ônibus/ônibus, ônibus/tram e tram/tram. Comprando um carnê com 10 bilhetes, o preço unitário cai para 1,37€. Existe também o passe Paris Visite, que permite uso ilimitado pelo período contratado. O passe inclui um carnê de descontos em diversas atrações turísticas (veja os descontos aqui). Há dois tipos de passes: o que é válido apenas para o centro de Paris e o que inclui o subúrbio e os aeroportos. Pode-se comprar o passe por 1, 2, 3 ou 5 dias. O preço varia de 10,50€ a 34,70€ para o centro e de 22,85€ a 59,50€ para o passe mais abrangente, dependendo do período solicitado. Há desconto de 50% para crianças até 11 anos. O passe está à venda nos guichês e em máquinas de venda das estações.

Para ver como chegar e sair do aeroporto, vá em Como chegar em Paris.

Para saber mais sobre o Paris Pass, que inclui acesso gratuito às opções de transporte público e às principais atrações da cidade, vá em O que ver e fazer em Paris.


  Metrô

Paris tem uma rede de metrô completa e é o meio mais rápido de se chegar a qualquer lugar. O bilhete avulso (t+) custa 1,70€.

  Trem

As linhas de trem RER A, B, C, D e E complementam o metrô de Paris. O bilhete utilizado para acessar as linhas RER é o mesmo dos outros transportes públicos, o t+. Além do RER há as linhas Transilien, que conectam Paris a cidades próximas.

  Tramway

Tramway é uma espécie de bonde e há seis linhas em funcionamento em Paris – T1, T2, T3, T4, T5 e T7 – e outras duas – T6, T8 – em construção.

  Ônibus

Além do metrô, Paris também tem uma completa linha de ônibus. Os horários e rotas das linhas podem ser vistos nas paradas de ônibus. À noite funcionam os ônibus chamados Noctiliens, geralmente até as 5h30. O bilhete é o mesmo utilizado para o metrô, o t+, que pode ser comprados em máquinas de venda ou com o motorista do ônibus.
Para os turistas, há uma linha de ônibus chamada Balabus, que percorre os principais pontos turísticos de Paris. O serviço funciona de abril a setembro apenas nos domingos e feriados, das 12h30 às 20h30. Para ver a rota do Balabus, basta clicar aqui.

  Ônibus Turístico

Para quem gosta de passeios turísticos em ônibus aberto, existe o Paris L’Open Hop-On Hop-Off Tour. O passe pode ser comprado para 1, 2 ou 3 dias e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Há 4 rotas disponíveis e o bilhete custa entre 31€ e 40€, dependendo do período escolhido.
Onde Comprar pela internet, clicando aqui.

  Táxi

Em Paris é muito difícil chamar um táxi na rua e é comum encontrar os pontos de táxi vazios. Por isso a maneira mais fácil de conseguir um táxi é pelo telefone. A companhia Taxis G7 é uma das maiores de Paris e possui um telefone para pedido em inglês: 01 41 27 66 99. Também é possível solicitar um táxi por internet, através do site ou do aplicativo da empresa.
O taxímetro começa em 2,30€ e o valor mínimo do trajeto é de 6,40€. A tarifa é mais alta das 17h-10h e nos domingos e feriados. Há uma tarifa suplementar de 1€ por bagagem com mais de 5kg (se houver mais de uma) 3€ pelo 4o passageiro. A gorjeta não é obrigatória, mas é costume local deixar 10% do valor da corrida para o motorista se o serviço for satisfatório.

  Carro

Definitivamente não é recomendável estar de carro em Paris. É muito difícil (e caro) encontrar vagas de estacionamento e os congestionamentos são recorrentes. Quem deseja utilizar o carro para conhecer outras cidades, recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída de Paris. É importante lembrar que a França exige tradução juramentada da carteira de habilitação para o francês.




Onde ficar em Paris



  • 1. Plaza Athénée
    Localização: 8e arrondissement
    PLaza Athénée Paris Plaza Athénée Paris Plaza Athénée Paris

  • 2. Shangri-La Hotel
    Localização: 16e arrondissement
    Shangri-la Hotel Paris Shangri-la Hotel Paris Shangri-la Hotel Paris

  • 3. Mandarin Oriental
    Localização: 1er arrondissement
    Mandarin Oriental Paris Mandarin Oriental Paris Mandarin Oriental Paris

  • 4. Le Royal Monceau-Raffles
    Localização: 8e arrondissement
    Le Royal Monceau-Raffles Paris Le Royal Monceau-Raffles Paris Le Royal Monceau-Raffles Paris

  • 5. Le Burgundy
    Localização: 1er arrondissement
    Le Burgundy Paris Le Burgundy Paris Le Burgundy Paris
  • 1. Hôtel Keppler
    Localização: 16e arrondissement (Champs-Elysées)
    Hotel Keppler Paris Hotel Keppler Paris Hotel Keppler Paris

  • 2. La Maison Favart
    Localização: 2e arrondissement (Opéra)
    La Maison Favart Paris La Maison Favart Paris La Maison Favart Paris

  • 3. Le 123 Sébastopol
    Localização: 2e arrondissement (Grands Boulevards)
    Le 123 Sébastopol Paris Le 123 Sébastopol Paris Le 123 Sébastopol Paris

  • 4. Le Relais des Halles
    Localização: 1er arrondissement (Les Halles)
    Le Relais des Halles Paris Le Relais des Halles Paris Le Relais des Halles Paris

  • 5. Hotel Atmospheres
    Localização: 5e arrondissement (Quartier Latin)
    Hotel Atmospheres Paris Hotel Atmospheres Paris Hotel Atmospheres Paris
  • 1. Hôtel Icône
    Localização: 2e arrondissement (Opéra - Grands Boulevards)
    Hôtel Icône Paris Hôtel Icône Paris Hôtel Icône Paris

  • 2. Hôtel Mayet
    Localização: 6e arrondissement
    Hotel Mayet Paris Hotel Mayet Paris Hotel Mayet Paris

  • 3. Hôtel Paris France
    Localização: 3e arrondissement
    Hotel Paris France Hotel Paris France Hotel Paris France

  • 4. Ibis Paris Montmartre
    Localização: 18e arrondissement (Montmartre)
    Ibis Paris Montmartre Ibis Paris Montmartre Ibis Paris Montmartre

  • 5. Ibis Paris Bastille Opera
    Localização: 11e arrondissement (Bastille)
    Ibis Paris Bastille Opera Ibis Paris Bastille Opera Ibis Paris Bastille Opera
  • 1. Plug-Inn Hostel
    Localização: 18e arrondissement (Montmartre)
    Plug-Inn Hostel Paris Plug-Inn Hostel Paris Plug-Inn Hostel Paris

  • 2. Le Regent Hostel
    Localização 9e arrondissement (Montmartre)
    Le Regent Hostel Paris Le Regent Hostel Paris Le Regent Hostel Paris

  • 3. St Christopher's Inn Canal
    Localização 19e arrondissement (La Villette)
    St Christopher's Inn Canal Paris St Christopher's Inn Canal Paris St Christopher's Inn Canal Paris

  • 4. The Loft Hostel
    Localização: 20e arrondissement (Belleville)
    The Loft Hostel Paris The Loft Hostel Paris The Loft Hostel Paris

  • 5. Le Village Hostel
    Localização: 18e arrondissement (Montmartre)
    Le Village Hostel Paris Le Village Hostel Paris Le Village Hostel Paris

O que ver e fazer em Paris


A Paris de Haussmann


Arco do Triunfo Paris

1. Champs-Elysées e Arco do Triunfo

Torre Eiffel

2. Torre Eiffel

Catedral de Notre-Dame Paris

3. Catedral de Notre-Dame

Montmartre Paris

4. Montmartre e Basílica de Sacré-Coeur

Estátua da Liberdade

5. Quartier Latin

Place des Vosges Paris

6. Place des Vosges e Le Marais

Jardim de Luxemburgo Paris

7. Jardin du Luxembourg

Saint-Germain-des-Prés Paris

8. Saint-Germain-des-Prés

Palais Garnier Paris

9. Palais Garnier

Praça da Bastilha Paris

10. Place de la Bastille

Sainte-Chapelle Paris

11. Sainte-Chapelle e Conciergerie

Place Vendôme

12. Place Vendôme

Catacumbas de Paris

13. As Catacumbas

Palácio de Versailles

14. Palácio de Versailles


Museus e Galerias


Museu do Louvre Paris

1. Musée du Louvre

Museu d'Orsay Paris

2. Musée d'Orsay

Centre Georges Pompidou Paris

3. Centre Georges Pompidou (Beaubourg)

Musée National Picasso Paris

4. Musée National Picasso

Cité des Sciences et de l'Industrie Paris

5. Cité des Sciences et de l'Industrie

Musée National Rodin Paris

6. Musée National Rodin

Museu de l'Orangerie

7. Musée de l'Orangerie

Museu de l'Armée Paris

8. Musée de l'Armée - Les Invalides

Petit Palais Paris

9. Petit Palais – Musée des Beaux-Arts


Compras em Paris


Galeries Lafayette

A Galeries Lafayette é uma clássica loja de departamento francesa. Há seções dedicadas à moda masculina, feminina, lingerie, cosméticos, joalheria, etc. É possível encontrar itens das mais luxuosas grifes, como Chanel, Dior, Gucci, entre outras. A principal loja do grupo fica na Boulevard Haussmann e tem 10 andares. A arquitetura impressiona e vale a visita.

Printemps

A Printemps é uma excelente loja de departamento parisiense. Lá encontra-se de tudo e possui itens de grifes e marcas famosas estrangeiras, como Dior, Juicy Couture, Miss Sixty, entre outras. A seção de decoração é ótima. A loja tem 11 andares e fica localizada na Boulevard Haussmann, próxima à Galeries Lafayette.

Le Bon Marché

Le Bon Marché é a loja de departamento mais antiga de Paris. Possui uma seleção luxuosa e elegante de produtos e não costuma ficar lotada de turistas. Além das seções de moda, a seção gastronômica faz muito sucesso. A loja fica no 7e arrondissement.

BHV

BHV é abreviação de Bazar de l’Hôtel de Ville. A loja fica localizada no Marais e é pouco pretensiosa. As seções de moda e decoração são as mais procuradas.

Promod

Promod é uma marca francesa com presença mundial. Tem um estilo parecido com a H&M e vende roupas femininas e masculinas. Tem diversas lojas em Paris.

Pimkie

A Pimkie é uma rede francesa de roupas e acessórios femininos. O estilo da marca é jovem e os preços são bem razoáveis. Tem diversas lojas em Paris.

Madeva

Marca francesa de roupas femininas, a Madeva tem coleções em estilo vintage. Faz muito sucesso em Paris. A loja fica no Marais.

Dior

A Dior tem diversas boutiques espalhadas por Paris. Destaque para a loja da Av. Montaigne.

Chanel

A Chanel também está presente em diversos pontos de Paris, mas vale a pena dar uma conferida na boutique da Av. Montaigne.

Sephora

A gigante francesa de cosméticos está presente em diversos pontos de Paris. As lojas são lindas e vendem as principais marcas de cosméticos.

MAC

A MAC tem diversas lojas em Paris. Avenida Champs-Elysées e rua Saint Honoré são alguns de seus endereços.

Citypharma

A Citypharma é uma farmácia que vende cosméticos de marcas como La Roche Posay, Bioderma, Vichy, entre outras. Fica em Saint-Germain-des-Prés.

Apple Store

A Apple tem duas lojas em Paris. Uma fica no shopping Carrousel du Louvre e a outra bem próxima ao Palais Garnier.

Sony Style

A moderna loja conceito da Sony em Paris fica na avenida George V. São 3 andares com produtos da marca.

FNAC

A FNAC é uma gigante francesa que vende diversos produtos eletrônicos. Tem diversas lojas em Paris, sendo uma delas na Champs-Elysées.

Forum des Halles Paris

Forum des Halles

1er arrondissement (Les Halles)
Seg-Sáb 10h-20h
www.forumdeshalles.com

Carrousel du Louvre Paris

Carrousel du Louvre

1er arrondissement (Louvre-Tuileries)
Diariamente 10h-20h
www.carrouseldulouvre.com

Bercy Village Paris

Bercy Village

12e arrondissement
Diariamente 11h-21h
www.bercyvillage.com

Beaugrenelle Paris

Beaugrenelle

15e arrondissement
Seg-Sáb 10h-21h
www.beaugrenelle-paris.com


La Vallée Village

La Vallée Village

Marne-la-Vallée
Diariamente 10h-19h
www.lavalleevillage.com



Excursões aos arredores de Paris


1. Palácio de Versailles

Palácio de Versailles

2. Vale do Loire

Vale do Loire

3. Região de Champagne

Região de Champagne

4. Mont Saint-Michel

Mont Saint-Michel

5. Região da Borgonha

Região da Borgonha

6. Disneyland Paris

Disneyland Paris

Excursões dentro de Paris


1. Ônibus Turístico

Ônibus Turístico em Paris

2. Excursões guiadas em ônibus

3. Excursões com roteiros temáticos

City Tours Temáticos por Paris

4. Excursões guiadas em meios de transporte alternativos

Passeio de Bicicleta

Onde comer e se divertir em Paris




Taillevent Restaurant Paris

1. Taillevent

Culinária Francesa Contemporânea
8e arrondissement (Champs-Elysées)
Seg-Sex 12h30-14h e 19h30-22h
www.taillevent.com

Le Meurice Restaurant Paris

2. Le Meurice

Culinária Francesa
1er arrondissement (Louvre-Tuileries)
Seg-Sex 12h30-14h30 e 19h30-22h
www.dorchestercollection.com

Epicure Restuarant Paris

3. Epicure

Culinária Francesa Contemporânea
8e arrondissement
Diariamente 12h-14h e 19h-22h
www.lebristolparis.com

Le Pré Catelan Restaurant Paris

4. Le Pré Catelan

Culinária Francesa
16e arrondissement
Ter-Dom 12h-14h e 19h30-22h
www.restaurant-precatelan.com

picius Restaurant Paris

5. Apicius

Culinária Francesa Contemporânea
8e arrondissement (Champs-Elysées)
Seg-Sáb 12h-14h e 20h-22h
www.restaurant-apicius.com


Frenchie Restaurant Paris

1. Frenchie

Culinária Francesa
2e arrondissement
Seg-Sex 19h-23h30
www.frenchie-restaurant.com

La Regalade Paris

2. La Régalade Saint-Honoré

Culinária Francesa
1er arrondissement
Seg-Sex 12h30-14h30 e 19h30-22h30
-

Les Cocottes de Christian Constant Paris

3. Les Cocottes de Christian Constant

Culinária Francesa
7e arrondissement (Tour Eiffel - Invalides)
Diariamente 12h-15h30 e 18h30-22h30
www.maisonconstant.com

Le Hide Paris

4. Le Hide

Culinária Francesa
17e arrondissement (Champs-Elysées)
Seg-Sex 12h-14h e Seg-Sáb 19h-22h
www.lehide.fr

Le Comptoir du Relais Paris

5. Le Comptoir du Relais

Culinária Francesa
6e arrondissement (Saint-Germain-des-Prés)
Dom-Qui 12h-0h e Sex-Sáb 12h-2h
-


Chez Gladines Paris

1. Chez Gladines

Culinária Basca
Diversas
Varia de acordo com a filial
www.gladines.com

Miss Lunch Paris

2. Miss Lunch

Culinária Francesa
12e arrondissement
Seg-Sáb 11h-22h e Dom 10h-13h
www.lunchintheloft.com

Blend Hamburguer Paris

3. Blend

Culinária Hamburgueria
2e e 3e arrondissements
Diariamente 12h-23h
blendhamburger.com

Robert et Louise Restaurant Paris

4. Robert et Louise

Culinária Churrascaria
3e arrondissement (Le Marais)
Qui-Dom 12h-15h e Ter-Dom 19h-23h
robertetlouise.com

L'As du Fallafel Paris

5. L'As du Fallafel

Culinária Israelense
4e arrondissement (Le Marais)
Ter-Qui 12h-0h, Sex 12h-15h e Dom 9h-17h
-



Angelina Paris

1. Angelina

Diversas
Varia de acordo com a filial
www.angelina-paris.fr

Eric Kayser Paris

2. Eric Kayser

Diversas
Varia de acordo com a filial
www.maison-kayser.com

Jean-Paul Hévin Paris

3. Jean-Paul Hévin

1er arrondissement
Seg-Sáb 10h-19h30
www.jeanpaulhevin.com

Breizh Café Paris

4. Breizh Café

3e arrondissement (Le Marais)
Ter-Sáb 11h30-23h e Dom 11h30-22h
www.breizhcafe.com

Cosi Paris

5. Cosi


6e arrondissement (Saint-Germain-des-Prés)
Diariamente 12h-23h
-



Little Red Door Paris

1. Little Red Door

3e arrondissement (Le Marais)
Diariamente 18h-2h
www.lrdparis.com

Sherry Butt Paris

2. Sherry Butt

4e arrondissement (Le Marais)
Dom-Seg 20h-2h e Ter-Sáb 18h-2h
www.sherrybuttparis.com

Le Forum Paris

3. Le Forum

8e arrondissement (Le Marais)
Seg 18h-1h, Ter-Qui 12h-1h, Sex 12h-2h e Sáb 19h-2h
www.bar-le-forum.com

Candelaria Paris

4. Candelaria

3e arrondissement (Le Marais)
Diariamente 18h-2h
www.candelariaparis.com

Dirty Dick Paris

5. Dirty Dick

9e arrondissement (Pigalle)
Diariamente 18h-2h
-



Showcase Paris

1. Showcase

8e arrondissement
Sex-Sáb 23h30-7h
www.showcase.fr

Palais Maillot Paris

2. Palais Maillot

17e arrondissement
Qui 19h-1h e Sex-Sáb 23h30-6h
palaismaillot.fr

Wanderlust Paris

3. Wanderlust

13e arrondissement
Qui 22h-6h e Sex-Sáb 23h-6h
wanderlustparis.com

La Machine du Moulin Rouge Paris

4. La Machine du Moulin Rouge

18e arrondissement (Montmartre)
Varia de acordo com o calendário de eventos
www.lamachinedumoulinrouge.com

Batofar Paris

5. Batofar

13e arrondissement
Varia de acordo com o calendário de eventos
www.batofar.org