Toronto

Toronto | by Planeta Ótimo
Royal Ontario Museum University of Toronto Downtown Toronto Skyline Toronto

Conheça Toronto


Entendendo Toronto

Bairros de Toronto

Toronto é uma cidade multicultural e seus bairros refletem as diferentes personalidades de seus moradores.

Os principais bairros de Toronto para os turistas são:

Downtown

Downtown é o epicentro da cidade. Lá fica a famosa e movimentada esquina entre as ruas Yonge e Dundas, bem o como o prestigiado shopping Eaton Centre.

Old Town

Neste bairro foi onde começou a cidade de York, hoje Toronto, e a região preserva bem a sua história. A arquitetura dos prédios antigos impressiona.

Financial District

O centro financeiro da cidade é bastante movimentado, principalmente durante a semana. A região oferece diversos hotéis e é ideal para quem visita a cidade a trabalho.

Distillery District

O Distillery District é um bairro histórico que foi transformado em centro de entretenimento e gastronomia. O local tem diversas galerias, cafés, bares, restaurantes e uma atmosfera muito agradável.

Entertainment District

O bairro recebe este nome por concentrar a maioria dos teatros da cidade, além de casas noturnas, cinemas e centros desportivos.

Fashion District

Antigamente o bairro era o centro da indústria têxtil da cidade. Hoje em dia, as fábricas desapareceram e a região tornou-se popular entre hipsters e jovens alternativos. Há diversos restaurantes e cafés, além de lojas de roupas e uma atmosfera divertida e descontraída.

Kensington Market

O bairro é extremamente movimentado e eclético. As ruas estreitas oferecem de tudo um pouco e há diversos brechós, lojas de artigos musicais e estabelecimentos de influência asiática, latina e europeia.

Little Italy

Apesar de ser atualmente habitado por pessoas de diversas nacionalidades, principalmente de ascendência latina, Little Italy ainda preserva muito da cultura italiana. O bairro oferece o melhor da culinária italiana.

Little Portugal

O bairro residencial tem uma grande população portuguesa. Ultimamente muitos brasileiros tem optado por viver na região devido à semelhança entre as culturas. Há diversas padarias e cafés tipicamente portugueses.

The Annex

Por estar próximo à Universidade de Toronto, o bairro é predominantemente estudantil e tem diversas livrarias, bares, cafés e fraternidades.

Yorkville

Bairro luxuoso e movimentado, lá ficam as boutiques de marcas famosas e restaurantes elegantes. Os moradores da região têm alto poder aquisitivo e o local é ideal para quem busca exclusividade.

Cabbagetown

O pitoresco bairro tem antigas casas no estilo vitoriano renovadas e preservadas. Seus moradores são jovens e artistas e o local é repleto de cafés e pequenas lojas.

The Beaches

Localizado a leste do centro de Toronto, o bairro é um destino turístico popular. O bairro recebe este nome devido às suas praias (banhadas pelo Lago Ontario). Além das praias, há uma grande diversidade de lojas, cafés, pubs e restaurantes em uma atmosfera praiana e extremamente agradável.


Quando ir a Toronto

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Toronto é conhecida pelo seu clima frio e a verdade é que as temperaturas são baixas durante 6 meses do ano. Mas a cidade tem um charme diferente em cada uma das estações. O inverno, de dezembro a fevereiro, as temperaturas encontram-se constantemente abaixo de 0oC e a sensação térmica pode chegar a -30oC. No entanto, a cidade é super preparada para o frio e há uma cidade subterrânea (PATH) com 29km de extensão. O importante é vestir-se bem (use camadas!) para aproveitar os encantos do inverno canadense. Em março e abril as temperaturas continuam baixas e costuma chover mais do que nos meses de inverno, principalmente em abril. No entanto, essa é uma ótima época para economizar, já que os preços dos hotéis estão mais baixos. Em maio começa a primavera de fato e as árvores começam a florescer. A cidade começa a ganhar vida e se preparar para o verão. No verão, de junho a agosto, os dias são longos e vibrantes. Nessa época a cidade sedia diversos festivais e shows, e as pessoas saem para as ruas, parques e praias. Às vezes a sensação térmica pode ficar bastante alta e é importante hidratar-se e sempre usar protetor solar. Em setembro e outubro as temperaturas são agradáveis e a cidade ainda está movimentada. As cores do outono deixam a cidade linda, principalmente em outubro. É uma ótima época para visitar. Em novembro as temperaturas já estão baixas, mas não costuma nevar muito. Os hotéis costumam baixar os preços nessa época.




A única companhia aérea que voa do Brasil a Toronto sem escalas é a Air Canada, que tem voos partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Tam também voa a Toronto, mas o voo tem uma escala em Nova York, saindo de São Paulo. Companhias aéreas norte-americanas e brasileiras fazem voos diretos do Brasil a outras cidades dos Estados Unidos, como Miami e Atlanta, onde pode-se fazer a conexão e seguir para o Canadá. Além disso, outras companhias da América do Sul também podem ser utilizadas para chegar-se ao Canadá, como a Copa, a LAN, a TACA, as Aerolíneas Argentinas e a Avianca.

Como chegar ou sair do aeroporto

O Aeroporto Internacional de Toronto está localizado em Mississauga, a 25km do centro de Toronto.

Para mais informações sobre transporte em Toronto, visite a página Como se locomover em Toronto.

Trem

O Union Pearson Express liga o aeroporto à Union Station em um serviço com duas paradas (Weston Station e Bloor Station). O trajeto leva 25 minutos e custa C$12. Há descontos para idosos, estudantes, jovens e crianças. Os tickets podem ser comprados online, por máquinas de vendas ou atendentes nas estações do UP Express. É possível comprar a passagem diretamente no trem (on-board) somente com cartão de crédito e há um acréscimo de C$2. O serviço funciona diariamente das 5h30 à 1h e o trem sai a cada 15 minutos.

Ônibus + Metrô

É a maneira mais barata de se chegar ao centro de Toronto. O ônibus 192 Airport Rocket liga o aeroporto à estação de metrô Kipling, e de lá é possível pegar a linha 2 do metrô para o centro da cidade. O ônibus é equipado com uma ferramenta eletrônica de nivelamento, para facilitar o acesso às malas e há espaço suficiente para elas. O trajeto no ônibus leva 25 minutos. No metrô, a maioria das estações conta com escadas rolantes. O preço do bilhete de ônibus é C$3, e vale para o acesso ao metrô. O pagamente deve ser feito ao motorista no valor exato, pois não há troco. Apenas peça o comprovante ao motorista do ônibus caso seja necessário demonstrar a algum agente do metrô.

Táxi

É uma das formas mais cômodas de se chegar ao centro de Toronto. A viagem dura entre 30 e 50 minutos, em condições normais de tráfego, e a tarifa varia entre C$45 e C$70, dependo do destino em Toronto. A ela soma-se a gorjeta, normalmente 15%. Além dos táxis, está disponível no aeroporto o serviço de Limos, que custam geralmente C$5 ou C$10 a mais do que os táxis, mas oferecem a vantagem do preço fixo, acertado no momento da saída. Vale lembrar que o serviço é feito em carros “normais”, apenas um pouco mais espaçosos e luxuosos que os táxis.

Carro

Em Toronto não é necessário estar de carro. O transporte público é ótimo e é muito fácil de se locomover na cidade. Além disso, os estacionamentos são muito caros. No entanto, o carro é muito útil para visitar os arredores de Toronto e recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída da cidade. Há diversas companhias de aluguel de carros na cidade e no aeroporto. O aeroporto tem guichês da Avis, Budget, Dollar, Hertz, Thrifty e Alamo.


Informações Úteis

Moeda Dólar Canadense

DDI +1

DDD 416 ou 647

Idioma Oficial Inglês

Fuso Horário UTC-4 (Mar-Out) ou UTC-5 (Nov-Fev)

Visto é necessário visto para entrar nos Canadá. O visto de visitante expira no dia anterior à data de expiração do passaporte.

Vacinas Obrigatórias Nenhuma

Documentos Obrigatórios Passaporte e Visto

Voltagem 120V, plug tipo A & B

Feriados

  • 1o de janeiro Ano Novo
  • 3a segunda-feira de fevereiro Dia da Família
  • Sexta-feira Santa
  • Segunda-feira anterior ao 25 de maio Dia da Rainha Vitória
  • 1o de julho Dia do Canadá
  • 1a segunda-feira de agosto Feriado Cívico
  • 1a segunda-feira de setembro Dia do Trabalho
  • 2a segunda-feira de outubro Ação de Graças (Thanksgiving)
  • 25 de dezembro Natal
  • 26 de dezembro Boxing Day

Como se locomover em Toronto

Toronto possui um sistema de transporte público eficiente e fácil de utilizar. O sistema é chamado de TTC (Toronto Transit Commission) e engloba ônibus, metrô e street cars (bondes elétricos).

Nos ônibus e streetcars o cobrador é o próprio motorista, que não carrega troco. A passagem pode ser paga em dinheiro exato, token (moeda especial que equivale a uma passagem) ou passes (não é possível comprá-los a bordo, a entrada é permitida somente em posse deles).

Uma passagem permite baldeações entre diversos tipos de transporte, mas para isso deve-se solicitar o transfer ao motorista do ônibus/street car ou então pegá-lo em uma transfer machine (máquina vermelha que imprime transfers presente nas estações de metrô).

Um token avulso custa C$3. Nas estações de metrô é possível comprar vários tokens e há desconto quando comprados em quantidade.

Existe a opção de comprar passes diários, semanais ou mensais. Um passe diário custa C$11,50 e permite uso ilimitado de ônibus, metrô e street car até às 5h30 do dia seguinte. Durante a semana o passe é individual e no fim de semana é válido para 2 adultos e até 4 crianças. O passe semanal custa C$40,75 e é valido de segunda a domingo de determinada semana. O passe mensal (Metropass) é válido para o mês corrente e custa C$141,50. Há descontos para estudantes e idosos.

Para ver como chegar e sair do aeroporto, vá em Como chegar em Toronto.


  Metrô

O metrô de Toronto é rápido e pontual e não possui uma rede muito extensa, há apenas 4 linhas. A linha 1 serve bem os pontos centrais da cidade. O serviço funciona das 6h à 1h30 de segundas a sábados e das 9h à 1h30 nos domingos.

  Ônibus e Street Cars

As linhas de ônibus e street cars são extremamente pontuais e oferecem uma excelente cobertura da cidade e levam aos principais pontos turísticos. Não esqueça que se você for pagar em dinheiro, você deverá ter o valor exato em mão, pois não há troco.

  Ônibus Turístico

Para quem gosta de passeios turísticos em ônibus aberto, existem várias empresas que fazem o Hop On and Hop Off Tour. O passe é válido por 72 horas (contadas a partir do momento dda compra) e você pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Existem diversas rotas. O bilhete custa C$40 + taxas e há descontos para compras online e crianças.

  Táxi

Os táxis em Toronto não são padronizados. As cores variam de acordo com a empresa. Você pode chamar um táxi pelo serviço telefônico ou apps das companhias. As companhias que têm aplicativos disponíveis são: Beck Taxi e Diamond Taxi. É costume no local dar uma gorjeta ao taxista de 15% do valor da corrida. Não é obrigatório, mas extremamente recomendável. Se o taxista passar por algum pedágio, ele incluirá o valor deste na sua tarifa. Uma boa ferramenta é o Taxi Fare Finder, que dá o valor aproximado da rota a ser utilizada.

  Carro

Estar de carro em Toronto pode ser um grande problema, pois é muito difícil (e caro) encontrar vagas de estacionamento. Quem deseja utilizar o carro para conhecer outras cidades, recomenda-se alugá-lo apenas no momento da saída de Toronto. Se você optar por dirigir na cidade, lembre-se que você deve seguir livre quando for dobrar à direita, a menos que esteja sinalizado o contrário.


Onde ficar em Toronto



  • 1. Four Seasons
    Localização: Yorkville
    Four Seasons Toronto Four Seasons Toronto Four Seasons Toronto

  • 2. Trump International Hotel and Tower
    Localização: Financial District
    Trump International Hotel and Tower Toronto Trump International Hotel and Tower Toronto Trump International Hotel and Tower Toronto

  • 3. The Hazelton
    Localização: Yorkville
    The Hazelton Toronto The Hazelton Toronto The Hazelton Toronto

  • 4. The Ritz-Carlton
    Localização: Entertainment District
    The Ritz-Carlton Toronto The Ritz-Carlton Toronto The Ritz-Carlton Toronto

  • 5. Shangri-La Hotel
    Localização: Entertainment District
    Shangri-La Hotel Toronto Shangri-La Hotel Toronto Shangri-La Hotel Toronto
  • 1. InterContinental Toronto Yorkville
    Localização: Yorkville
    InterContinental Toronto Yorkville InterContinental Toronto Yorkville InterContinental Toronto Yorkville

  • 2. The Omni King Edward Hotel
    Localização: Old Town
    The Omni King Edward Hotel Toronto The Omni King Edward Hotel Toronto The Omni King Edward Hotel Toronto

  • 3. SoHo Metropolitan
    Localização: Entertainment District
    SoHo Metropolitan Toronto SoHo Metropolitan Toronto SoHo Metropolitan Toronto

  • 4. Thompson Toronto
    Localização: Fashion District
    Hotel Thompson Toronto Hotel Thompson Toronto Hotel Thompson Toronto

  • 5. Le Germain Hotel
    Localização: Entertainment District
    Le Germain Hotel Toronto Le Germain Hotel Toronto Le Germain Hotel Toronto
  • 1. Holiday Inn Express Downtown Centre
    Localização: Old Town
    Holiday Inn Express Downtown Toronto Holiday Inn Express Downtown Toronto Holiday Inn Express Downtown Toronto

  • 2. Ramada Plaza Toronto Downtown
    Localização: Downtown
    Ramada Plaza Toronto Downtown Ramada Plaza Toronto Downtown Ramada Plaza Toronto Downtown

  • 3. The Avalon
    Localização: Cabbagetown
    The Avalon Toronto The Avalon Toronto The Avalon Toronto

  • 4. Cabbageville B&B
    Localização: Cabbagetown
    Cabbageville B&B Toronto Cabbageville B&B Toronto Cabbageville B&B Toronto

  • 5. The Rex Hotel
    Localização: Entertainment District
    The Rex Hotel Toronto The Rex Hotel Toronto The Rex Hotel Toronto
  • 1. Planet Traveler
    Localização: Kensington Market
    Planet Traveler Toronto Planet Traveler Toronto Planet Traveler Toronto

  • 2. Hostelling International
    Localização Old Town
    Hostelling International Toronto Hostelling International Toronto Hostelling International Toronto

  • 3. The Clarence Park
    Localização Entertainment District
    The Clarence Park Toronto The Clarence Park Toronto The Clarence Park Toronto

  • 4. Canadiana Backpackers Inn
    Localização: Entertainment District
    Canadiana Backpackers Inn Toronto Canadiana Backpackers Inn Toronto Canadiana Backpackers Inn Toronto

  • 5. The Only Backpacker's Inn
    Localização: Greektown
    The Only Backpacker's Inn Toronto The Only Backpacker's Inn Toronto The Only Backpacker's Inn Toronto

O que ver e fazer em Toronto


A Toronto multicultural


CN Tower Toronto

1. CN Tower

Dundas Square Toronto

2. Yonge-Dundas Square

Toronto Islands

3. Toronto Islands

Distillery District Toronto

4. Distillery District

Harbourfront Toronto

5. Harbourfront

The Beaches Toronto

6. The Beaches

St. Lawrence Market Toronto

7. St. Lawrence Market

Casa Loma Toronto

8. Casa Loma

Kensington Market Toronto

9. Kensington Market

High Park Toronto

10. High Park

Nathan Phillips Square Toronto

11. Nathan Phillips Square

Museus


The Royal Ontario Museum Toronto

1. The Royal Ontario Museum

Art Gallery of Ontario

2. Art Gallery of Ontario

Bata Shoe Museum Toronto

3. Bata Shoe Museum

Hockey Hall of Fame Toronto

4. Hockey Hall of Fame

The Gardiner Museum Toronto

5. The Gardiner Museum

Compras em Toronto

Em Toronto há diversas opções de locais para fazer compras, cada uma com suas particularidades. A Bloor Street concentra as lojas de grife e boutiques e oferece uma experiência de alto luxo para os compradores. Na Queen Street West você encontra lojas alternativas, de design e diversas marcas de fast-fashion. O Eaton Centre é um grande e famoso shopping localizado no centro de Toronto e concentra uma grande diversidade de lojas, para todos os gostos. Para quem tem um estilo mais hippie e gosta de comprar em brechós, a região de Kensington Market é ideal.

No Canadá, o imposto sobre as compras não está incluso no preço dos produtos. Em Toronto há um imposto de 13% sobre o valor do produto. Portanto, acrescente este percentual ao valor da etiqueta para saber quanto ele vai lhe custar.






Excursões aos arredores de Toronto


1. Niagara Falls

Niagara Falls

2. Niagara-on-the-Lake

Niagara-on-the-Lake

Excursões dentro de Toronto


1. Ônibus Turístico

Ônibus Turístico em Toronto

2. Excursões guiadas


Onde comer e se divertir em Toronto




George Restaurant Toronto

1. George Restaurant

Culinária Contemporânea
Old Town
Seg-Sex 12h-14h30 e Seg-Sáb 17h-22h30
www.georgeonqueen.com

Scaramouche Toronto

2. Scaramouche

Culinária Francesa
Casa Loma
Seg-Sáb 17h30-22h
www.scaramoucherestaurant.com

Canoe Toronto

3. Canoe

Culinária Canadense
Financial District
Seg-Sex 11h45-14h30 e 17h-22h30
oliverbonacini.com

Jacobs & Co. Steakhouse Toronto

4. Jacobs & Co. Steakhouse

Culinária Churrascaria
Fashion District
Dom-Ter 17h-22h30 e Qua-Sáb 17h-23h
jacobssteakhouse.com

Carisma Toronto

5. Carisma

Culinária Italiana
Financial District
Seg-Sex 11h30-14h30 e Seg-Sáb 17h-23h
www.carismarestaurant.com


Adega Toronto

1. Adega

Culinária Portuguesa
Downtown
Seg-Sex 11h30-114h30 e Seg-Sáb 17h-22h
www.adegarestaurante.ca

Origin Toronto

2. Origin

Culinária Contemporânea
Old Town
Seg-Sex 11h30-15h, Sáb-Dom 11h-15h e Diariamente 17h-23h
origintoronto.com

El Catrin Toronto

3. El Catrin

Culinária Mexicana
Distillery District
Seg-Sex 11h30-16h, Sáb-Dom 10h30-15h, Seg-Qui 17h-23h e Sex-Dom 16h-23h
www.elcatrin.ca

Richmond Station Toronto

4. Richmond Station

Culinária Contemporânea
Financial District
SSeg-Sex 11h-22h30 e Sáb 17h-22h30
richmondstation.ca

Terroni Toronto

5. Terroni

Culinária Italiana
Diversas
Varia de acordo com a filial
www.terroni.com


Marché Toronto

1. Marché

Culinária Eclética
Financial District
Dom-Qui 7h30-23h e Sex-Sáb 7h30-1h
www.marche-restaurants.com

Khao San Road Toronto

2. Khao San Road

Culinária Tailandesa
Entertainment District
Diariamente 11h-22h
www.khaosanroad.ca

The Burger’s Priest Toronto

3. The Burger’s Priest

Culinária Hamburgueria
Diversas
Varia de acordo com a filial
www.theburgerspriest.com

Fresh Toronto

4. Fresh

Culinária Vegetariana
Diversas
Varia de acordo com a filial
www.freshrestaurants.ca

Salad King Toronto

5. Salad King

Culinária Tailandesa
Downtown
Seg-Qui 11h-22h, Sex 11h-23h, Sáb 12h-23h e Dom 12h-21h
www.saladking.com



Dineen Coffee Toronto

1. Dineen Coffee

Financial District
Seg-Sex 6h30-19h e Sáb-Dom 8h-18h
dineencoffee.com

Sud Forno Toronto

2. Sud Forno

West Queen West
Seg-Qua 8h-21h e Qui-Sáb 8h-22h
sudforno.com

Nadège Toronto

3. Nadège

Diversas
Varia de acordo com a filial
www.nadege-patisserie.com

Corned Beef House Toronto

4. Corned Beef House

Entertainment District
Seg-Sáb 11h-21h
cornedbeefhouse.com

Rooster Coffee House Toronto

5. Rooster Coffee House


Old Town
Seg-Sex 7h-20h e Sáb-Dom 7h-19h
roostercoffeehouse.com



Mill St. Brew Pub Toronto

1. Mill St. Brew Pub

Distillery District
Seg-Ter 11h-23h, Qua 11h-0h, Qui 11h-1h, Sex 11h-2h, Sáb 10h30-14h e Dom 10h30-22h
toronto.millstreetbrewpub.ca

The Drake Hotel Toronto

2. The Drake Hotel

West Queen West
Seg-Sex 11h -2h e Sáb-Dom 10h-2h
www.thedrakehotel.ca

Bar Hop Toronto

3. Bar Hop

Entertainment District
Diariamente 12h-2h
barhopbar.com

Chill Ice House Toronto

4. Chill Ice House

Fashion District
Qua-Dom 17h-0h
chillicehouse.com

Bar Volo Toronto

5. Bar Volo

Church and Wellesley
Seg-Qua 14h-2h e Qui-Dom 12h-2h
www.barvolo.com



Uniun Toronto

1. Uniun

Fashion District
Varia de acordo com o calendário de eventos
uniun.com

The Everleigh Toronto

2. The Everleigh

Fashion District
Varia de acordo com o calendário de eventos
theeverleigh.ca

Coda Toronto

3. Coda

The Annex
Varia de acordo com o calendário de eventos
codatoronto.com

Maison Mercer Toronto

4. Maison Mercer

Entertainment District
Varia de acordo com o calendário de eventos
www.maisonmercer.com

Wildflower Toronto

5. Wildflower

Fashion District
Varia de acordo com o calendário de eventos
lovesusnot.com